Pontos negativos Irlanda

Comece colocando uma coisa na sua cabeça: Intercâmbio não é férias! Se conseguir entender isso, terá meio caminho andado. Deixe de lado aquela ilusão que viver em outro país é apenas sonhos e grandes aventuras, sim, com certeza TAMBÉM é, mas o fato é que a adaptação à língua, a cultura, ao clima e a sua nova vida, pode ser muito mais desgastante do que você imagina, então prepare-se para isso meu jovem.

Antes de sair do Brasil, procure pontos negativos do seu novo lar, pesquise sobre as melhores e piores regiões, a vida noturna, o preconceito contra estrangeiros, a dificuldade de arrumar emprego, e acredite isso não é para você desistir, mas para que você venha consciente e tenha uma adaptação menos dolorosa.

Vou ser mais clara tentando citar alguns detalhes do minha doce Irlanda, que muitos brasileiros chegam aqui, sem saber do que estou falando:

  • No centro da cidade você verá sujeira pelas ruas, paredes pixadas, locais depredados pessoas bêbadas e mal educadas. Europa não é perfeita!
  • Tem locais impossível de morar, ou são prédios muitos velhos ou para economizar lotam a casa de gente .
  • Muitas nacionalidades convivem em um mesmo local, a cultura do seu colega de quarto, pode não te deixar feliz. Já pensou em tomar banho 1 vez por semana?
  • O estrangeiro tem mais dificuldade para conseguir um emprego e quando consegue o salário normalmente é inferior ao “justo” ou existe exploração descarada.
  • Sobre segurança, o centro da cidade sofre com vários furtos realizados por adolescente ou dentro de boates, nada tão grave como vemos no Brasil, mas não dê bobeira.
  • Se ter muitos brasileiros é um problema para você, vai se preparando, até hoje 90% dos locais que entro, tem um funcionário brasileiro, tem regiões, baladas, mercados, cafés e restaurantes só de brasileiros e para brasileiros.
  • Tem uma galera bem do mal aplicando golpes e levando seu euro valioso, não dá pra confiar em todo mundo.

Anyway, esses são alguns detalhes observados, maaaas nada disso tirou o brilho do meu intercâmbio, afinal eu já sabia de tudo isso (a internet é uma linda), sendo assim todas as vezes que me deparei com situações difíceis, já não me assustava em contrapartida, vi muitos colegas desistindo de tudo e voltando para o Brasil.

Predios Liffey

Use todas suas pesquisas como base para sua adaptação. Todos esses pontos não mudaram o rumo dos meus sonhos, não me fizeram ser mais fraca, mas fizeram que eu estivesse mais preparada e pronta para tudo. Não desista, saía da caixa e seja feliz, em qualquer lugar do Mundo.

Leave a Reply

